sábado, 28 de abril de 2012

PSICOLOGIA DAS CORES


PSICOLOGIA DAS CORES 
VERMELHO
Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor. Esta é uma cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.
LARANJA
Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude. Lembrando que o laranja é feito da junção de amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores.  O laranja é menos intenso que o vermelho, o que representa a jovialidade, também usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.
AMARELO
Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento. Como o vermelho, o amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível, por isso é tão usado no trânsito e estradas, em contraponto com a paisagem. Em logo, ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.
VERDE
Ambiente, ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade. O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor muito agradável e neutra, podendo ser considerada em alguns casos quente e em outros fria. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas tem usado esta cor.
AZUL
Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade. Esta é a cor mais usada em logos e definitivamente a cor das companias de automóveis e tecnologia, por passar a ideia de confiabilidade e segurança. Muitos logos políticos também andam utilizando variações de azul por suas propriedades.
ROXO
Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade. O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores mas com força de realeza ou luxúria. É amplamente usado em muitos logos de lojas de produtos finos.
MARROM
Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento. Muito usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

PRETO
Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição. Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.
CINZA
Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade. Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos, está em um ponto entre as dualiades como o bem e o mal, normalmente vem acompanhado de outra cor, já que combina com a maioria por ser uma cor neutra.
BRANCO
Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento. Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.



CONCLUSÃO

Assim como o grafismo e a fonte, a cor é algo muito importante em uma marca, já que normalmente toda a identidade da empresa vai variar das cores do logo, o que pode ser um sucesso ou um desastre. O uso consciente e inteligente das cores só tende a agregar ainda mais valor e endossar a mensagem que se quer passar. Existem hoje vários sites na internet, como o Kuler, para escolher combinações adequadas não somente para logos, mas para qualquer projeto. Portanto, experimente, estude melhor cada cor e faça uso consciente delas e terá sucesso na certa.

Nenhum comentário: